Paraíba, terra de artistas.

“Paraíba”, rio de navegação difícil ou porto ruim. Não se sabe ao certo a origem da palavra. Mas o que importa? Vai começar o Bolero de Ravel na Praia do Jacaré e nas águas que brincam de se misturar ao mar já surgem fantasmas de baleias e peixes-bois.

Fim de tarde na Praia do Jacaré.
Quem visita João Pessoa não pode deixar de conhecer a GAMELA, uma galeria de arte com ótima seleção de artistas regionais. Pertinho dali fica o ateliê de Miguel dos Santos. Assim que as portas se abrem, o visitante encontra-se mergulhado num universo encantado onde cavaleiros medievais perseguem leões alados e ancestrais africanos conversam com criaturas amazônicas. Pintor, gravador e escultor, Miguel esbanja domínio técnico nas suas esculturas cerâmicas de grande porte.  
Miguel dos Santos e uma de suas esculturas
No ateliê do artista, em companhia da professora Neide Medeiros Santos.



No maior São João do Brasil, em Campina Grande, o cordelista Manoel Monteiro foi o grande homenageado. Muito simpático, o poeta topou me explicar a diferença entre redondilha maior (verso de 7 sílabas) e redondilha menor (verso de 5 sílabas). Para isso, ao invés de recitar seus versos, ele começou a cantá-los. E me dei conta que era o mesmo ritmo que ecoava na música nordestina, nas improvisações dos repentistas e nos versos de cordel.

Não se pode falar de cordel sem lembrar da xilogravura. O museu “Estação Ciência” de João Pessoa apresenta no seu acervo de cultura popular nordestina as obras de JCL, José Costa Leite, um dos grandes mestres da xilogravura de cordel.
imagem tirada do blog "acordacordel". 
A Mãe Natureza foi generosa com a Paraíba. No litoral ao sul de João Pessoa, destaque para as falésias coloridas de Praia Bela.

Falésia de Praia Bela.

 
Detalhe da falésia.

Lugar mágico mesmo é o Lajedo Pai Mateus. O visitante se sente na terra dos gigantes. As enormes pedras seriam suas bolas de gude? Do alto, uma visão incrível de 360º. Agora posso dizer que a Terra é redonda...
Lajedo Pai Mateus. 

A famosa pedra do Capacete, esculpida pelos ventos.

Coroa-de-frade, cacto típico da caatinga encontrado no Lajedo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LENDAS AFRICANAS: A PRIMEIRA MÁSCARA

POEMAS DA MINHA TERRA TUPI – Um exemplo de leitura de imagem

BICHOLETRA